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SCPC tem mais de 60 anos de história como fornecedor de informações de crédito

Administrado hoje pela Boa Vista, o SCPC foi criado pela Associação Comercial de São Paulo em 1955, constituindo-se no primeiro banco de dados de informações creditícias Com uma base de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais de empresas e consumidores, mais de 200 milhões de consultas mês, 42 milhões de negócios que são fechados diariamente e com uma carteira que soma cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos, em todos os segmentos da economia, a Boa Vista SCPC é a gigante do segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas no Brasil.

Sua história tem início há mais de 60 anos, quando a Associação Comercial de São Paulo criou o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em resposta ao crescimento da economia e do sistema de crédito, formando o primeiro birô de informações creditícias e um marco para a evolução da economia no País. “A criação do SCPC foi um propulsor para a evolução da história do crédito no Brasil, porque representou uma revolução no modo como os consumidores solicitavam crédito, bem como os lojistas avaliavam os perfis dos seus clientes”, destaca Roseli Garcia, diretora executiva da Boa Vista SCPC.

A trajetória de desenvolvimento de soluções para a concessão de crédito é uma marca do SCPC. Participou do início dos estudos para a criação do Cadastro Positivo (em 1959); realizou o intercâmbio de informações com instituições bancárias de diversas regiões do Estado de São Paulo (em 1970), dando origem a diversos serviços de proteção ao crédito; integrou uma rede nacional de informações comerciais, e ampliou a abrangência geográfica e conceitual, caracterizando sua atuação nacionalmente (em 2001).

A partir de 2004, foi implantada uma área de estudos analíticos, com modelos de score para predição da inadimplência dos consumidores; e houve o lançamento do primeiro indicador econômico nacional com base no movimento das consultas do varejo, o INCC (Índice Nacional de Crédito do Consumidor). Ao centralizar as informações dos consumidores, o SCPC passou a oferecer tanta agilidade às consultas e também ao processo de concessão de crédito, que se mostrou altamente vantajoso aos lojistas. Por se mostrar benéfico aos negócios dos empresários, passou a ser indispensável também às empresas do sistema bancário e de serviços. “E hoje, é com orgulho que se pode afirmar que o SCPC é parte importante da história do crédito no país, e tem em seu DNA a inovação necessária para apoiar os dois lados: consumidores e empresas”, destaca Roseli Garcia.

Evolução O SCPC é administrado pela Boa Vista SCPC desde 2010 e está presente em todo o país por meio de parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços, por escritórios regionais e distribuidores. “Com o SCPC, houve a popularização do mercado de consumo”, acrescenta Roseli Garcia.

Esta popularização foi fruto da construção de modelos analíticos, de previsão, que permitem a todos os participantes do mercado de crédito tomar decisões mais inteligentes. “Hoje a Boa Vista SCPC fornece muita informação de comportamento do consumidor que favorece também os bons pagadores”, sustenta Roseli.” A Boa Vista SCPC é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, do Clube Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. A empresa foi criada em resposta às exigências do novo cenário de crédito no Brasil, tendo, em 2011, incorporado a Equifax do Brasil. Ao combinar o know how internacional da Equifax com a experiência local da Boa Vista SCPC, a empresa ampliou sua oferta de inteligência analítica em suas informações, fundamentais para a entrega de soluções que auxiliam ampliam o resultado das empresas dos mais diferentes segmentos. Cadastro Positivo O pioneirismo na criação de banco de dados de bons pagadores também está na história do SCPC, herdada pela Boa Vista. Mas não é só por isso que o Cadastro Positivo ganha cada vez mais foco dentro da empresa, e, sim, por representar “contraponto viável ao sistema de informações de maus pagadores, também conhecido como cadastro de inadimplentes”, destaca Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC. Para ele, “não há mais como ficar indiferente às discussões acerca das questões que afetam a análise de crédito no país, haja vista que o Cadastro Positivo permitirá a consulta com base em informações positivas, e não mais apenas as negativas”.

O Cadastro Positivo é um banco de dados de adimplemento, no qual são apontados os compromissos financeiros e os pagamentos relativos às operações de crédito e serviços, liquidadas ou em andamento, por consumidores ou empresas. Principalmente para quem tem ou teve dívidas recentes, permite que não seja avaliado apenas pela dívida, mas sim por toda a capacidade de pagamento (água, luz, empréstimos, cartão de crédito, financiamentos, etc.).

Outra vantagem do Cadastro Positivo é a ajuda que as informações de adimplemento podem dar ao consumidor para melhorar seu score, ou seja, uma boa pontuação para conseguir crédito no mercado, seja para um empréstimo, financiamento ou carnê, por exemplo. Para ter um score adequado, que apresente uma boa pontuação, a Boa Vista orienta o consumidor além de aderir ao Cadastro Positivo, manter a vida financeira organizada, evitando pagar contas com atraso e ficar com o nome negativado.

Texto Comunicação Rede Verde-Amarela Boa Vista SCPC






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