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Liquidação x Promoção

Em troca de estação é comum vitrines estampadas com as palavras promoção e liquidação. Para muitos podem parecer sinônimas, no entanto existe diferenças. Promoção é uma ação de vendas em cima de um determinado produto, por motivos sazonais ou numa estratégia de marketing. Um exemplo de promoção é o “leve 3 pague 2”. Já a liquidação tem como objetivo acabar com o estoque. Lojas de roupas costumam fazer liquidação, por exemplo, quando há uma nova coleção para chegar.

Em ambas as atividades o lojista precisa tomar alguns cuidados, especialmente no que diz respeito à divulgação. Propagandas enganosas podem render ações judiciais, caso o consumidor se sinta lesado. É importante deixar claro o que está ofertando. O sucesso da ação dependerá de planejamento e da maneira como a loja conduzirá. Seguem mais algumas dicas:

1)Defina os objetivos: Queima de estoque, lançamento de nova linha de produtos, inauguração de loja, data comemorativa ou conquistar novos clientes?

2)Defina o público-alvo: Recuperar clientes inativos, fidelizar os existente sou conquistar novos? O produto oferecido, o tipo de ação e a divulgação devem ser planejados com base também na definição do público.

3)Escolha o tipo de ação: Promoção ou liquidação? Como irá funcionar? Pague 2 leve 3, nas compras acima de x ganhe um brinde, desconto acumulativo, entre outros.

4)Trace metas: Quanto se espera vender ou quantos novos clientes deseja adquirir? As metas serão a base para mensuração de resultados e para definir a proporção das atividades a se desempenhar. Além disso, é interessante que os vendedores estejam cientes delas.

4)Estabeleça o plano de tarefas: É necessário planejar tudo que será feito antes, durante e depois da ação, como a divulgação(mídia paga, redes sociais, e-mail marketing, etc), organização do ponto de venda e atendimento(quem irá atuar e como funcionará).

5)Determine o período: Avalie qual a melhor data para iniciar a ação, utilize as datas comemorativas e mudanças de estação ao seu favor. Ao começar a ação é preciso já ter definido quando será o término. Promoções muito longas são negativas para imagem da empresa e podem comprometer a credibilidade.

6)Estimule a equipe de vendas: O pagamento de comissão pode despertar a motivação do vendedor e motivá-lo a se dedicar e atender melhor os clientes.

7)Resultados: Ação feita, produtos vendidos, é hora de mensurar os resultados. Faça um levantamento das vendas, tanto em valores quanto em produtos, e avalie se os canais de comunicação funcionaram e se o público-alvo foi atingido.

8)Troca de peças: Esteja preparado para a troca de peças. No caso de liquidações, é importante deixar bem claro para o cliente que serão aceitas trocas.

Seja qual for o tipo de ação ou quais sejam os seus objetivos aja com honestidade com o seu cliente. Afinal você irá precisar dele não apenas para liquidar um estoque ou "desencalhar" um produto. Sua credibilidade está em jogo, portanto não vale a pena "mascarar" preços para atrair o cliente somente naquele momento. Boas vendas!  

Fonte: Informativo CDL Divinópolis                                                                                                                                                                                                                                                         






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