Ligue!
(35) 3832-2235
(35) 3832-2873

WhatsApp
(35) 3832-2873

Dicas de sucesso para negócios de moda

Se você vende ou produz roupas, sapatos e acessórios faz parte do mercado que mais cresce no Brasil: o da Moda.

Em Minas Gerais, a maioria dos empreendedores do setor trabalha com confecção de roupas. O estado é referência no assunto e exporta modelos e talentos pelo mundo afora. Mas o mercado é bem mais abrangente e envolve desde os produtores de matérias-primas (tecidos, pedras, couro, etc.) até os responsáveis pela comercialização das peças.   

Para ter sucesso no negócio, talento e criatividade são necessários, mas não suficientes. É preciso estar atualizado em relação às tendências e técnicas para fabricação dos produtos. A qualificação do profissional reflete diretamente nos seus resultados como a criação de novos modelos e utilização de novos materiais.

O mercado da Moda é dinâmico e as tendências mudam a cada estação. Por isso, é essencial conhecer o comportamento dos consumidores e acompanhar as novidades em veículos especializados (revistas, blogs, programas de TV, etc.).

Entender o que o cliente deseja é o primeiro passo para empreender com sucesso no mercado da Moda. Os pequenos negócios também devem investir em certificações, matérias-primas renováveis, processos de produção menos poluentes, comércio justo e outras práticas que contribuam para a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente. Afinal, moda é atitude e diz muito sobre o nosso estilo de vida e o que acreditamos.

Conheça algumas tendências e ideias para negócios de moda:

-Tecnologia e Inovação no Varejo de Moda - Novas formas atrativas para exposição de produtos como quiosques eletrônicos, máquinas de vendas, armários decorativos e painéis digitais

-Vendas On-line – Utilização de plataformas práticas e responsivas para conhecer e proporcionar novas experiências aos clientes.

-Big Data – Análise de preferências por meio da coleta de dados em tempo real para aprimoramento do mix de produtos, estratégias de marketing e fidelização de clientes

-Nichos da Moda – Segmentação de públicos para customização de produtos e serviços (Brechó, Moda Fitness, Moda Gestante, Moda Terceira Idade, etc.)

-Fast Fashion – Marcas que investem em produção e gestão rápida e contínua de peças, com preços acessíveis

-Lojas Pop Up – Lojas temporárias que abrem por curtos períodos e se tornam itinerantes abrangendo diferentes locais

-Influenciadores Digitais – Contratação de personalidades para divulgação digital de produtos e serviços

-Manufatura Enxuta - Otimização dos processos, produtos e serviços de forma sistemática e organizada para redução de custos e do tempo de fabricação e entrega, aumento da produtividade, qualidade e melhoria no preço

-Fashion Truck – Comercialização de produtos em caminhões

-Cool Hunter – Pesquisador de comportamentos para identificação de diferenciais competitivos das empresas em relação ao mercado

Dicas de Sucesso

-Não basta tratar bem os clientes. Conheça bem seus produtos e serviços para um atendimento excelente

-Calcule a quantidade de produtos para venda evitando prejuízos com mercadoria encalhada

-Divulgue seus produtos e serviços na internet oferecendo conteúdos interessantes sobre sua marca

-Invista em datas comemorativas para vender mais como o Dia das Mães – segunda data mais importante para o comércio

Fonte: www.sebrae.com.br






<< Voltar