Ligue!
(35) 3832-2235
(35) 3832-2873

WhatsApp
(35) 3832-2873

Como elaborar uma Pesquisa de Mercado

Sebrae oferece manual para auxiliar o empreendedor que pretende conhecer melhor seu campo de atuação

Antes de iniciar um projeto, o empreendedor deve analisar o campo que pretende atuar para conhecer os desafios que pode ter pela frente. Afinal, à medida que o profissional adquire mais conhecimento sobre mercado, clientes, fornecedores e concorrentes, melhor será seu desempenho no negócio. Pensando nisso, o Sebrae disponibiliza o manual  “Como Elaborar uma pesquisa de mercado", para dar suporte ao empresário que planeja abrir ou já possui uma empresa.

O manual apresenta os tipos de pesquisas mais adequados à realidade de micro e pequenas empresas. A cartilha traz nove tópicos que ajudam os empresários a definir por onde começar a apuração de mercado, como por exemplo: “Definição do público-alvo e dos objetivos”, “Definição da Coleta dos Dados” e “Definição do método de pesquisa de dados primários”.

A pesquisa de mercado está ao alcance das pequenas empresas e pode ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas juniores (compostas por estudantes universitários) ou realizadas pelo próprio empresário e seus colaboradores. Dependendo da complexidade da pesquisa, é fundamental contratar uma instituição capacitada.






<< Voltar