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As empresas nas redes sociais

O ambiente das redes sociais, inicialmente, foi criado para as pessoas. Porém, atualmente as empresas estão cada vez mais presentes nesse cenário, por isso é necessário muita cautela para conseguir a confiança do cliente. Iremos falar um pouco sobre o instagram e o facebook, mas antes, vamos entender um pouco sobre eles.

O instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, via smartphone, com 29 milhões de usuários só no Brasil, em 2015. Áreas como arquitetura, decoração, moda, alimentação, nutrição, fitness e celebridades são as que mais tem possibilidades de conquistar um bom relacionamento com o seu público através da rede, devido ao seu forte apelo visual.

Agora que já sabemos um pouco sobre o potencial do instagram, resta saber. O seu público está nessa rede social? O seu produto ou serviço se encaixa visualmente? Caso a resposta seja sim para ambas as perguntas, é importante estar atento a fornecer imagens e vídeos atrativos, que tenham qualidade de informações úteis e criativas.

O facebook é uma rede social com 12 anos de existência e com 1,5 bilhões de usuários ativos por dia, segundo divulgação no perfil do próprio Mark zuckerberg (Fundador da Rede Social) no terceiro trimestre de 2015. Quase todas as empresas possuem uma conta no facebook, o que muitas não sabem é que as regras do facebook fazem distinção entre pessoas e empresas na criação de uma conta.

Muitas empresas utilizam a opção de perfil pessoal para sua empresa, isso é um erro gravíssimo. A qualquer momento o facebook pode banir o perfil e não permitir a utilização do mesmo. O correto é criar uma fanpage. Caso sua empresa já possua um perfil pessoal, é possível fazer a migração para uma fanpage.

Outro erro grave é a chamada miopia do facebook. Isso ocorre quando empresários e profissionais de diversas áreas utilizam a rede social como depósito de informações e promoções para obter curtidas e aumentar seu número de seguidores. A questão é que isso não garante a interação do cliente. A interação e o engajamento nesse ambiente é quando há envolvimento de forma espontânea com uma postagem, sem caráter profissional.

A sugestão para ter um bom resultado com o facebook, instagram e outras mídias sociais é entender o comportamento dos usuários em cada mídia, a forma como se relacionam no instagram é diferente do facebook.

Algumas orientações para ter sucesso nas redes sociais

Com essas orientações já se tem muito trabalho.

É importante saber também que antes de entrar em uma rede social, a empresa deve estar preparada para Sac.2.0, que é o acompanhamento das interações e da repercução das postagens da sua empresa. A insatisfação de um cliente passa a ser observada por todos os outros. A empresa deve ser estar atenta e preparada para essas situações.

Fonte: Informativo Vitrine/CDL Divinópolis 






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