Ligue!
(35) 3831-2674

ACE solicitou a flexibilização do horário do comércio em geral e prestadores de serviços

Segue dizeres do ofício: Ofício nº 06/2020


Campo Belo, 28 de Abril de 2020


À
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Ilmo Sr. Fabrício Rodrigues Teixeira/ Secretário

Nesta

Assunto: Flexibilização do horário do comércio em geral e prestadores de serviços do município de Campo Belo

Senhor Secretário,

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Campo Belo (ACE) composta por empresários de diversos segmentos tem percebido aglomeração externa no comércio do município em um curto espaço de tempo, nas quatro horas que o comércio pode funcionar. Temos recebidos relatos de comerciantes com filas de fora de seu estabelecimento o que causa mais aglomeração não havendo tempo suficiente para higienização das instalações da empresa, como balcão e chão para atender a demanda dos clientes na fila. O alongamento do horário de funcionamento do comércio possibilitará que vários consumidores tenham mais intervalo de tempo para irem aos estabelecimentos comerciais realizarem suas compras e pagamentos evitando assim a aglomeração.

Segundo reportagem do Estado de Minas postado em 28/04/2020 um estudo lista 230 cidades mineiras em situação crítica para enfrentar o coronavírus. A análise do instituto se baseia em indicadores econômicos e sanitários, total representa 27% dos municípios no estado. De acordo com o estudo, 248 das 853 cidades mineiras (29%) teoricamente apresentam condições econômicas e de saúde para enfrentar a pandemia. Outras 374 (44%) foram classificadas em um nível intermediário, ou seja, dispõem de capacidade financeira boa e sanitária ruim ou vice-versa. Foi destacado nesse estudo que atualmente o município de Campo Belo está preparado para enfrentar a pandemia, conforme matéria anexa.

A data mais importante para o comércio o Dia das Mães se aproxima, após perder boa parte das vendas da Páscoa, o varejo se prepara para também ter um ano com as vendas do Dia das Mães muito comprometidas pela crise — esta é a terceira data mais importante do varejo, após Natal e Black Friday. A previsão antes da pandemia era animadora, agora o comércio com horário reduzido e com a crise instalada a previsão é que as vendas caiam em torno de 80%, devido ao poder de compra reduzido por parte dos consumidores em geral.

Devido aos fatos mencionados acima, a Associação Comercial e Empresarial de Campo Belo sugere o alongamento do horário de funcionamento do comércio em geral e prestadores de serviços para que possam tentar reduzir o impacto ocasionado na economia do município evitando também possíveis aglomerações.

Na certeza de uma boa acolhida desta e no aguardo de um pronunciamento, manifestamos nossos protestos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

Geraldo Magelo Santos

Presidente






<< Voltar