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8 Dicas para vender mais no dia dos pais

O Dia dos Pais é uma data super importante para o comércio e será comemorado no dia oito de agosto. Com um pouco mais de um mês para se preparar, e em meio a crise do Coronavírus,  muitos empreendedores estão pensando no que é possível fazer para essa época ser um sucesso de vendas. Pensando em todos os desafios, separamos 8 dicas para ajudar o seu e-commerce a vender mais no dia dos pais. Confira! 

Dica 1: Defina uma estratégia e um bom planejamento

Mesmo com a pandemia, muitos lojistas têm tido sucesso nas vendas no e-commerce, principalmente nas datas comemorativas. O dia das mães e o dia dos namorados foram provas disso. No ano passado, o dia dos pais movimentou cerca R$ 2,5 bilhões em vendas e a projeção é de que, mesmo com o cenário de pandemia, o desempenho seja maior do que o de datas como Dia das Mães e dos Namorados. 

 A distância física causada pela necessidade do isolamento social, incentivou as pessoas a consumirem mais para “suprir” essa falta e se fazer mais presente na vida das pessoas queridas. E o segredo para ter sucesso nesse momento é ter estratégia e um bom planejamento. 

Para isso, é importante que você conheça bem o seu negócio e o mercado em que você atua. Não existe sucesso sem esforço e sem trabalho duro. Em 2019 o ticket médio (gasto médio) dos produtos vendidos pelo e-commerce no Dia dos Pais 2019 foi de R$ 421, conforme a Ebit|Nielsen. Entre os categorias mais populares da ocasião em 2019 estão perfumaria e cosméticos (18%), moda e acessórios (18%), casa e decoração (11%), eletrodomésticos (10%) e telefonia/celulares (6%).

E como é cada vez mais comum na maioria das compras, os consumidores iniciam a jornada procurando informações e comparando preços. Neste ano, segundo o Google Trends, nos últimos 30 dias as pesquisas por “caixa dia dos pais“, “presente dia dos pais” e “cesta dia dos pais” tiveram um aumento de 400%, 160% e 120% no volume de buscas, respectivamente. 

Essas informações são valiosas, não é? Por isso, se informe sobre o seu mercado, sobre as tendências de comportamento do consumidor. Com certeza, você encontrará boas oportunidades, não apenas para o dia dos pais, mas também, para o ano todo. 

Dica 2: Use o histórico de vendas da sua loja para criar promoções

Na hora de atrair clientes para sua loja, a opção mais barata e fácil é trabalhar com os clientes que já compraram de você. Afinal, eles já possuem um relacionamento com você e já conhecem os seus produtos. Por isso, ofereça uma atenção especial aos seus clientes fiéis. 

Que tal criar um grupo vip no WhatsApp e oferecer uma condição especial para os seus clientes mais especiais? É importante lembrar que você precisa SEMPRE perguntar ao seu cliente se ele deseja participar do grupo. Esse tipo de estratégia ajuda a melhorar o relacionamento com os seus clientes mais antigos, e te ajuda a vender mais. Mas tenha atenção na hora de definir as condições especiais: faça um mix de ofertas que caiba no bolso do consumidor, que anda apertado, mas também calcule até onde sua promoção pode ir para você não ter prejuízos. 

Dica 3: Faça boas perguntas 

O que diferencia um bom vendedor, de um vendedor mediano é a qualidade das perguntas que ele faz aos clientes. E você só consegue fazer boas perguntas, se souber ouvir o que o cliente tem a dizer. Um erro muito comum dos lojistas, é ficar apresentando produtos e ofertas sem saber se é aquilo que o cliente realmente precisa. 

Mas como fazer boas perguntas na venda online? Muito simples: use a caixinha de perguntas dos stories do Instagram, ou crie enquetes para entender: o que o seu cliente deseja para o dia dos pais? Depois que você tiver as respostas, você poderá pensar em como o seu produto pode ajudar a realizar o desejo do seu cliente. Lembre-se sempre: na loja física e na loja online, você vende para pessoas. Quanto mais você conhecer as pessoas, mais sucesso você terá. 

Dica 4: Saiba o que o seu negócio oferece 

Não adianta nada conseguir várias informações sobre seu cliente e sobre o pai que será presenteado se você não ligar os dados com os produtos ou serviços que seu empreendimento oferece. Por isso é muito importante conhecer bem o seu mix de produtos, o seu estoque e a sua capacidade de logística. Pois só com essas informações, você conseguirá definir estratégias de preço e prazos de entrega e quais produtos poderão ser anunciados e quais poderão entrar em liquidação, por exemplo. 

Dica 5: Planeje com cuidado a logística 

É praticamente impossível prever a demanda do seu negócio com máxima exatidão, mas um bom planejamento pode fazer toda a diferença nesse momento. Se a loja online está no ar há mais de um ano, é muito importante que você verifique o histórico de pedidos dos anos anteriores para usar como uma referência para 2020. 

Isso porque, com base nessas informações é possível reforçar o estoque, comprando um volume maior de produtos. Isso permite uma negociação antecipada com os fornecedores, aumentando as chances de melhores condições. Também é possível preparar a equipe para dar conta do aumento no número de pedidos, agilizando o preparo e envio das encomendas.

É importante ter atenção, pois as compras de Dia dos Pais têm data certa para entrega, portanto os atrasos são intoleráveis. Pensando nisso, você precisa monitorar constantemente os pedidos, fazendo o embalo e despacho de forma imediata. Os prazos de entrega também precisam ser bem realistas, para não gerar frustração para o cliente. Para isso, deixe bem claro para os clientes sobre as taxas e prazos de entrega e caso algum problema aconteça, comunique ao seu cliente o mais rápido possível. 

Aposte também na embalagem, lembre-se que é um presente e o cliente precisa se sentir especial. Vale a pena apostar também no overdelivering, oferecendo para o cliente algum brinde ou vantagem, como uma cartão personalizado ou até mesmo um cupom de desconto para usar na próxima compra..

Dica 6: Divulgue os seus produtos 

Para ter sucesso com as vendas, é necessário divulgar! E essa divulgação pode ser de forma orgânica (sem investimento financeiro) ou paga (com investimento financeiro). Criar uma estratégia que use as duas formas de divulgação, é o mais indicado. Mas caso você não tenha orçamento para investir em mídias pagas, foque o conteúdo dos seus posts nos diferenciais dos seus produtos e em como eles podem ajudar o seu cliente. 

É importante ressaltar, que todo esse trabalho de divulgação deve ser feito de forma transparente sem tentar enganar o seu consumidor em troca de um lucro fácil e rápido. Os consumidores estão cada vez mais atentos, eles sempre optam por lojas que aparentam ser mais confiáveis. Por isso, nada de enganação! 

Dica 7: Explore os marketplaces 

Na hora de fazer as compras de Dia dos Pais, uma grande parte dos consumidores procura produtos em grandes sites do varejo. Isso gera uma oportunidade valiosa para os lojistas que aproveitam o potencial dos marketplaces. Se você é cliente Bagy, você pode apostar na integração com o Mercado Livre para vender mais durante esse período. Apostar nesse canal de venda cria a oportunidade de ampliar a abrangência geográfica do negócio, expondo os produtos para um número maior de clientes. 

Dica 8: Invista no pós-venda 

Qualidade do produto não é diferencial, é obrigação. O que realmente é um diferencial para o seu negócio é a qualidade do seu atendimento. Estamos passando por um momento delicado, onde a grande maioria das pessoas está preocupada, ansiosa e deprimida. Então agora mais do que nunca, é a hora de encantar o cliente, ter paciência e empatia. 

E não se esqueça que o atendimento não acaba assim que o cliente finaliza a compra. Você precisa tentar fidelizar os clientes depois dos Dia dos Pais. Porque, já já, vem o Dia das Crianças. Logo depois, haverá o Natal. Não pense só no curto-prazo: é hora de trabalhar seus clientes para vender para eles o ano todo. 

As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para você conquistar mais clientes e ampliar as suas vendas online. Apostar em entregas eficientes e de qualidade que gerem uma conexão com o seu cliente é um ótimo caminho para garantir a fidelização dos novos clientes. Isso pode ser feito no Dia dos Pais ou em qualquer outra data sazonal em que há picos de demanda. Com essas dicas, fica bem mais fácil se preparar! Então bora vender! 

Fonte: blog.bagy.com.br






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