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PROCON JUNTO AO FORNECEDOR-COMPRAS PELA INTERNET

O Procon de Campo Belo recebe, diariamente, várias reclamações por irregularidades nas compras feitas pela internet, sendo as  principais  por falta de entrega do produto e ausência de resposta. Assim, o Procon traz ao conhecimento dos consumidores uma lista divulgada pelo Procon São Paulo de sites que não são confiáveis e que, por isso, devem ser evitados pelo consumidor.

Como dito, a Fundação Procon-SP tem divulgado em seu site uma lista de sites que devem ser evitados pelo consumidor em compras pela internet. As páginas não são recomendadas porque o órgão recebeu reclamações por irregularidades na prática de comércio eletrônico.

A lista está disponível no site da Fundação Procon (http://www.procon.sp.gov.br/) com endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF. Os sites ainda foram classificados pelo órgão de defesa do consumidor com as condições "fora do ar" ou "no ar".

As  principais reclamações dos consumidores sobre as páginas não recomendadas são: falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor e ausência de resposta das empresas para a solução do problema.

É muito importante que o consumidor tenha conhecimento desta lista porque a proliferação desses endereços eletrônicos mal-intencionados aumenta a cada dia e, em alguns casos os sites continuam no ar, lesando o consumidor. 

Dicas

Antes de efetuar uma compra pela internet, procure no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email. É preciso, ainda, redobrar os cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular.

O Procon sugere que o consumidor dê preferência a sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC). Também é importante instalar programa de antivírus e firewall no computador, sistemas que impedem a transmissão e recepção de acessos nocivos ou não autorizados.

Em caso de dúvida, antes de comprar, ligue ao Procon de Campo Belo para verificar se há alguma reclamação do site registrada em nosso sistema.

O consumidor deve ser o maior guardião de seus direitos.

Gianni Carla Ferreira Maia

Coordenadora do Procon CB






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