Ligue!
(35) 3831-2674

Ponto de Apoio da Polícia Militar e Rede Comércio Protegido em parceria com a ACE se torna modelo para outras cidades

Em 2012, a 161ª Cia Especial/8º Batalhão da Polícia Militar, desenvolveu uma nova forma de policiamento em nossa cidade, visando aproximar mais o policial da população e atender mais prontamente as ocorrências policiais. Foi desenvolvido o policiamento setorizado. Esse policiamento consiste em dividir a cidade em setores, colocando sempre os mesmos policiais naquele setor determinado, visando um maior estreitamento com a comunidade, conhecendo assim, seus anseios e suas necessidades.

A cidade então foi dividida em três setores, setor sul, setor central e setor norte.

A 161ª Cia Especial da Polícia Militar, sabedora da influência positiva da Associação Comercial e Empresarial de Campo Belo na cidade, estando esta sempre desenvolvendo projetos de cunho social, procurou a respeitada associação em busca de parceria.

De pronto foi dado todo o suporte para a implantação imediata do projeto. Primeiramente foi alugado um ponto comercial na Rua Benjamim Constant, no Bairro Alto das Mercês, importante pólo comercial da cidade, contando inclusive com banco e casa lotérica, o que o torna como ponto estratégico para o policiamento, sendo também adquirido material de informática e colocado sinal de internet, criando-se assim, o primeiro ponto de apoio inaugurado em 07/03/2012. 

O projeto foi um sucesso, atendendo um antigo anseio daquela região, com o ponto de apoio, bem no coração da área comercial do bairro Alto das Mercês. Neste sentido, os índices criminais de furto ao comércio começaram a cair, e a sensação de segurança daquela comunidade aumentou.

Com o resultado positivo obtido, partiu então para a criação do segundo ponto de apoio, desta feita, em outra área comercial situada na Rua Dom Pedro II, também em parceria com a associação comercial, foi alugado um ponto comercial, com toda infraestrutura, sendo inaugurando em 27 de março de 2013.

Com a implantação dos dois pontos de apoio, foi colocado ativamente em prática o policiamento setorizado, com três setores, zona norte, Central e Zona Sul. Na área central a PM já mantinha sempre um policiamento mais efetivo.

Após a estruturação dos pontos de apoio, também foi desenvolvido outro projeto com apoio da Associação Comercial, com a criação da Rede de Comerciantes Protegidos, monitorados pela rede social “whatsApp” que concomitantemente com o primeiro projeto, ajudou de sobremaneira para redução do índice geral da criminalidade em nossa cidade e principalmente no comércio local. Atualmente estão participando da Rede Comércio Protegido 41 empresas situadas à Rua Dom Pedro II e 74 empresas situadas à Avenida Afonso Pena. Posteriormente, será implantada a Rede Comércio Protegido no bairro Alto das Mercês.

Com as presentes ações, os índices de furtos no comércio da cidade apresentou uma queda considerável, onde no ano de 2013 foram registrados 48 furtos e comparando com o ano de 2014, 34 furtos. Já no ano de 2015 até a presente data, foram registrados 16 furtos ao comércio, o que reforça o sucesso da parceria entre a Polícia Militar e a Associação Comercial de Campo Belo.

Fonte: 161ª Cia Especial da Polícia Militar de Campo Belo

 






<< Voltar