Ligue!
(35) 3832-2235
(35) 3832-2873

WhatsApp
(35) 3832-2873

Equilíbrio nas relações de consumo

Você sabia que é obrigatório colocar o cardápio de preços de um restaurante ou salão de beleza na entrada do estabelecimento para o cliente decidir se quer entrar ou não? Ou que é proibido escrever o valor de um produto com as letras da mesma cor do fundo do papel exposto na vitrine? Esses e outros aspectos legais que tornam as relações de consumo mais transparentes no país estão sendo esclarecidos junto ao empresariado mineiro, na parceria firmada entre a Fecomércio MG e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor(Procon-MG).

Entre as ações desenvolvidas, estão a produção de uma cartilha informativa, a realização de palestras e outras formas de divulgação para conscientizar fornecedores e consumidores. “O Procon tem autoridade para gerar políticas de defesa do consumidor e fiscalizar as práticas de venda, mas não agimos com o intuito único de punir infratores, mas também educar o nosso público. Essa parceria é uma forma de estar em contato com o empresário e o cidadão, compartilhando informações e conhecimento,  que é uma das nossas políticas”, afirma a assessora jurídica do Procon, Cristiane Pedersoli.

Segundo o advogado da Fecomércio MG Marcelo Morais, a parceria é inovadora e a aproximação entre as duas entidades tem grande potencial para gerar benefícios ao comércio. “Com a disseminação de conhecimento, os empresários poderão melhorar a qualidade dos serviços prestados. Já estamos colhendo resultados positivos com os nossos representados”, ressalta.

Um dos frutos da parceria é a cartilha “Afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor”. O material explica, de forma didática, a legislação que orienta a quais especificações a afixação de valores deve atender. Segundo o coordenador do Procon-MG e promotor de justiça do Ministério público de Minas Gerais (MPMG), Fernando Abreu, problemas em relação à disposição de preços dos produtos nas vitrines e gôndolas são recorrentes nas estatísticas de fiscalização do órgão. “Com a parceria, a representatividade da Fecomercio MG pode ser ampliada para formar uma rede para propagar informações úteis às empresas do comércio de bens, serviços e turismo”, afirma.

Aprenda a montar gôndolas e vitrines obedecendo à legislação

-Deixe os preços visíveis e escritos de forma clara, sem deixar margem de dúvidas ao consumidor;

-Exponha no mesmo local o preço à vista e o parcelado, especificando o número e valor das prestações, taxa de juros e demais acréscimos e encargos.

-Nunca coloque um cartaz com um único preço em uma vitrine com vários produtos.

-Cuidado com o famoso " a partir de": pode-se divulgar que há peças com preços a partir de determinado valor, mas cada produto deve ter uma etiqueta individual com o respectivo preço.

O conteúdo completo da cartilha elaborada pelo Procon e pela Fecomércio MG está na página do Jurídico em nosso portal. Acesse: www.fecomerciomg.org.br/produtos-e-servicos/juridico

Fonte: Informativo Fecomércio-Edição: 395

 






<< Voltar