Ligue!
(35) 3831-2674

Dicas para preparar a compra na Black Friday

Se você é um dos consumidores brasileiros que pretendem fazer compras na Black Friday está na hora de começar a se planejar financeiramente e de fazer a lista do que pretende adquirir.

A Black Friday se aproxima. Ela será realizada no dia 29 de novembro e, este ano, a expectativa de vendas é de crescimento menor em relação a 2018, de apenas 4%. No ano passado, foi de 9% em relação à 2017. Mesmo assim, espera-se que o faturamento do varejo alcance a cifra de R$ 13,5 bilhões.

Se você é um dos consumidores brasileiros que pretendem fazer compras neste evento, que já se consolidou como um dos mais importantes do varejo brasileiro, está na hora de começar a se planejar financeiramente e de fazer a lista do que pretende adquirir. Inclusive, avaliar a possibilidade se vale a pena já fazer as compras de Natal.

A primeira dica da Boa Vista SCPC para a Black Friday é: se estiver endividado, não gaste. Não adianta aproveitar os preços mais baixos se o orçamento doméstico já está no negativo.

E, para saber se o orçamento doméstico comporta a compra na Black Friday, a Boa Vista SCPC sugere colocar num papel todas as receitas e despesas. Assim, se terá bem claro se há disponibilidade ou não de dinheiro para as compras. Olhe também um pouco para frente para saber quais são próximas despesas que entrarão nas suas contas como os gastos com as festas de fim de ano, as férias, material escolar e todas as outras despesas que chegam com o início do ano, como IPVA e IPTU.

Se ainda não sabe como fazer isso, acesse a Cartilha de Orçamento Doméstico.

Ciente de suas condições financeiras e com disponibilidade de dinheiro, aproveite o tempo que antecede a Black Friday para fazer uma lista de compras. Feito isso, já comece a fazer pesquisas de preços na Internet. Elas serão a base para saber se a promoção durante o evento de vendas realmente vale a pena, além de ser uma ótima oportunidade para avaliar se há necessidade da compra do produto desejado.

Ao pesquisar o preço, use o site de comparativo de preços e não deixe de olhar o histórico dos últimos meses para checar se realmente o item desejado baixou de preço durante a Black Friday.

Para economizar na compra, aproveite cupons de desconto e cashback, que oferecem códigos promocionais ou dinheiro de volta em compras.

Seus direitos

A compra online tem uma legislação própria, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Saber quais são os seus direitos pode minimizar problemas durante as compras na Black Friday.

É direito da loja, por exemplo, não cancelar a compra após a finalização por parte do consumidor. Isso não significa que o consumidor é obrigado a ficar com o produto. O CDC garante o arrependimento, ou seja, a devolução do produto, após sete dias da entrega, sem nenhuma penalidade, nem mesmo do frete e com a devolução integral do que foi pago. 

Score

Antes da Black Friday, faça uma consulta do seu Score no site da Boa Vista SCPC, assim você já terá a informação de como está sua avaliação de crédito.

Texto Comunicação Rede Verde-Amarela

Boa Vista SCPC






<< Voltar