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Cinco ferramentas para criar seu modelo de negócio

O modelo de negócio que você escolhe para a sua empresa determina sua estrutura de capital no futuro. Nesses anos de experiência como empreendedor, descobri que isso não só é importante, como direciona os negócios de um jeito que pode ser impossível voltar atrás.

Por exemplo, quando eu era da Aorta, empresa de rápido crescimento na área mobile, nosso modelo de negócio era de prestação de serviço. Com isso, o número de funcionários e passivos da empresa aumentava de acordo com o número de clientes. Já no Runrun.it, eu e meus sócios escolhemos o típico modelo das startups de tecnologia: de crescimento em escala, ou seja, a empresa pode ter milhares de clientes (como tem), mas não tem necessidade de ter centenas de funcionários. Obviamente, temos que garantir a qualidade de nossos serviços e suporte, mas não precisamos crescer na mesma velocidade do número de clientes. 

Para te ajudar a encontrar a melhor maneira de montar seu modelo de negócio, explico aqui um pouco sobre o Canvas, a metodologia mais usada ultimamente por empresas inovadoras. 

Canvas

Trata-se de um modelo de planejamento estratégico, que pode ser usado tanto para quem já tem uma empresa e precisa reestruturá-la, quanto para quem está começando do zero. Você deve responder às nove perguntas abaixo e montar um mapa, como se fosse um quadro com post-its. As hipóteses devem ser testadas sempre pela empresa e alteradas, caso seja necessário.

1.    Proposta de valor: o que você oferece e é único no mercado?

2.    Potenciais segmentos-alvo: quem é o cliente final?

3.    Atividade principal: o que exatamente você realiza, e que irá consistir no produto ou serviço ofertado para entregar a Proposta de Valor?

4.    Parcerias estratégicas: que empresas (terceiros) ajudarão a compor melhor essa oferta?

5.    Fontes de receita: como você cobra por sua proposta de valor?

6.    Estrutura de custos: quais são os custos para o negócio rodar?

7.    Principais recursos: qual a infraestrutura, recursos ou serviços de base?

8.    Canais de comunicação e distribuição: como o produto ou serviço chega até o cliente?

9.    Relacionamento com o cliente: como a empresa e marca se comunicam com ele?


Ferramentas Canvas:

1. O Strategyzer é um aplicativo na nuvem que custa U$ 299,99 por ano por projeto
2. O 
Business Model Toolbox é uma ferramenta para iPad do software acima - U$ 29,99
3. O 
LaunchPad é uma plataforma que serve como um hub para equipes validarem suas hipóteses sobre seus produtos/serviços através de testes.
4. O 
Canvanizer é indicado para registrar insights de brainstorms, acompanhar a evolução das ideias e checar se elas estão, de fato, sendo aplicadas ao negócio.
5. O 
Business Model Designer é um ferramenta gratuita e colaborativa, com inúmeros modelos já prontos, de empresas de todas as áreas.

E aí, você tem alguma boa ideia para colocar em um modelo de negócio? Então mãos à obra!


Artigo de Antonio Carlos Soares, co-fundador do Runrun.it, publicado originalmente pela Endeavor Brasil e gentilmente cedido ao Administradores.com.

Fonte: www.administradores.com.br






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