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Brasileiros vão gastar 11% a mais no presente do Dia dos Namorados, aponta pesquisa da Boa Vista SCPC

60% dos consumidores irão pagar à vista, uma queda de 5p.p. em relação a 2017 

11 de junho de 2018 - Cresce em 11%, na comparação com 2017, o valor médio do presente do Dia dos Namorados, segundo a pesquisa Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC, realizada com mais de mil entrevistados em todo o país, ao longo do mês de maio, para esta data comemorativa. Dos R$ 250 gastos no ano passado, os entrevistados informaram que pretendem gastar agora R$ 278. Este crescimento no valor médio do presente mostra um cenário mais positivo se comparado à queda de 4% observada de 2016 para 2017, quando o valor médio do presente caiu de R$ 260 para R$ 250.
 
Para este Dia dos Namorados, 64% dos consumidores pretendem gastar até R$ 200 (33% até R$ 100 e 31% entre R$ 101 a R$ 200). Outros 20% pretendem gastar de R$ 201 a R$ 600 (15% até R$ 400 e 5% entre R$ 401 a R$ 600). 16% de R$ 601 a valores superiores a R$ 1 mil (4% de R$ 601 a R$ 800. 5% de R$ 801 a R$ 1.000 e 7% acima de R$ 1.000). 
 
E não foi só o valor do presente que apresentou melhora. O número de pessoas que pretende comprar algo nesta data também aumentou. No levantamento, 67% dos consumidores disseram que irão comprar presentes para comemorar o Dia dos Namorados, um crescimento de 5p.p. (pontos percentuais) ante 2017. 44% informaram que irão gastar mais que o ano passado (em 2017, 40% afirmaram que investiriam valor superior). 37% alegaram que vão gastar o mesmo valor e 19% pretendem gastar menos.
 
Forma de pagamento
 
Ainda de acordo com a pesquisa da Boa Vista SCPC, este ano, 60% dos consumidores irão pagar à vista o presente do Dia dos Namorados (queda de 5p.p. em relação a 2017). Para os que farão o pagamento à vista, 40% utilizarão dinheiro em espécie. 34% o cartão de débito. 22% o cartão de crédito com parcela única e 4% com boleto (também parcela única). Dos 40% que irão comprar o presente e pagar de forma parcelada (5p.p. acima em comparação ao ano passado), 85% usarão o cartão de crédito, 9% o carnê, 4% o boleto e 2% o cartão de débito programado. 
 
Mas há também quem não pense em gastar com presentes nesta data. Segundo a pesquisa da Boa Vista, 33% disseram que não comprarão presentes este ano (eram 38% em 20017). Destes, 55% alegaram estar endividados e outros 25% porque não costumam comprar presentes nesta data. 17% porque estão desempregados e 3% porque irão priorizar as contas da casa (dia a dia).
 
Influências na hora da compra
 
Para 42% dos consumidores, a decisão da compra do presente para o Dia dos Namorados será pautada no desejo de quem irá receber o presente. Mesmo percentual de 2017. Outros 33% decidirão de acordo com a necessidade ou utilidade do presente. 
 
23% dos consumidores gostariam de ganhar (se pudessem escolher), uma viagem romântica como presente do Dia dos Namorados. Passeio (sem ser viagem) e atividades de lazer representam a segunda opção entre os tipos de presentes desejados (com 16% das menções, contra 3% registrados em 2017). Celulares e smartphones ocupam a terceira posição, empatados com itens de vestuário (roupas e calçados), ambos com 13% das menções. 
 
Por outro lado, na prática, 31% disseram que irão optar por roupas e acessórios como presente para o Dia dos Namorados. Jantar romântico e ida a shows e cinema serão a segunda opção de presente para comemorar a data, com 22% das menções. Perfumaria aparece em terceiro lugar com 13%.
 
Local da compra
 
81% dos consumidores comprarão o presente do Dia dos Namorados em loja física e 19% pela Internet. 50% deles irão concentrar as compras nas lojas de shoppings. 32% em lojas de rua. 9% nas grandes redes varejistas e magazines. 2% em hipermercados e 7% em outros locais. 
 
Para 48% dos consumidores, o atendimento é o quesito principal e será levado em consideração ao decidir pelo local onde comprarão o presente do Dia dos Namorados. Em segundo lugar surgem as opções de parcelamento (13%), seguido pela segurança oferecida no local (10%). 
 
Metodologia
 
A Pesquisa Hábitos de Consumo no Dia dos Namorados, da Boa Vista SCPC, foi realizada de forma quantitativa, por meio de abordagem via Internet, no período de 18 a 28 de maio de 2018. O universo é representado por consumidores de modo geral, incluindo aqueles que buscaram informações e orientações no portal Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC: www.consumidorpositivo.com.br. A amostra é aleatória, não probabilística, alcançando um total de 1.100 respondentes, sendo que 53% são mulheres e 72% dos concentram-se na faixa etária entre 21 a 40 anos. Dos entrevistados, 66% são namorados casados ou que moram juntos, e 34% são namorados solteiros. Para a leitura dos resultados é preciso considerar as diferenças estatísticas entre as amostras coletadas, com 3% de margem de erro e confiabilidade de 95%.
 
SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.  

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. 

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. 

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do clico de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

Fonte: Boa Vista Serviços 






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